terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Meus caros amigos do Anita Garibaldi

Esse texto já deveria ter sido publicado. Inclusive na aula da saudade dessa turma eu estava com grande parte do texto no bolso, mas confesso que fiquei sem querer ler. Primeiro, não queria ficar numa situação de evidência. Não ficaria confortável para a simpaticíssima Rafaela, professora que tenho certeza da incrível competência. Mas era como se de repente eu tomasse tudo o que passou a ser dela. Foi por isso que me poupei de algumas palavras. Quero que saibam que amei a homenagem. Guardo dentro de um livro de Manuel Bandeira a rosa que recebi da adorável Anyele, que simbolizava todos vocês, queridos alunos. Pois bem, gostaria de agradecer a oportunidade que estou tendo agora de dar um muito obrigado a todos que fazem essa instituição. Desde 2008, quando entrei no Anita Garibaldi até hoje, posso dizer que só fiz amigos. Sejam eles os fantásticos professores, que confesso, foram os melhores profissionais no que diz respeito a valores morais que trabalhei. Aproveitaria para agradecer ao lindo Wilson Junior Negão, Chiquinho, Erika, Vanessa, Patrícia, João Barbosa, Bruno Moura, Bruno Vieira, Berg, Sheila, Amanda e tantos outros que tive o prazer de trabalhar. Agradeço ainda aos coordenadores, diretores, funcionários e alunos. Quero que saibam que a minha quinta-feira também não é mais a mesma. Morro de saudade de tudo que fazia nesse dia. Das mesmas pessoas que me habitue a ver, justamente, nesse dia. Mas é isso mesmo. É a medonha vida que acaba virando tudo de cabeça para baixo. Daquele dia até agora, carrego um apertinho no coração. Eu acreditava muito que aquele dia, em que vim falar para vocês sobre o que iria acontecer, não seria o nosso último dia de aula. Eu poderia jurar. Eu não tinha, naquele momento, me preparado para um adeus. Era apenas um tchauzinho. Mas não foi. Daquele dia em diante, não houve mais muriçocas, que vocês diziam que eu trazia de Olinda, Não houve mais as pérolas de Augusto, a voz grave de WÉÉllington, as pintinhas espalhadas de Jéssica que ficava na sua tentativa diária de derrubar o poste, antes de vir para a escola. Não teremos mais o presidente Lula, nem Joicy vai precisar faltar mais. Os gêmeos, com suas seriedades, mas que estavam sempre dispostos a rir, também não vão estar mais lá. Anyele que nunca entendia uma piada, por mais simples que fosse, agora não vai precisar mais ser tão esperta. O grupo coração na boca (pois não param de bater a boca), formado por Bruna Ramos, Camila Cabral, Sindy, Sheila e Mislene não vai conversar mais. Brunna Kathy não vai mais pedir para sair para atender o telefone de seu amado. Camila não vai precisar chamar Rafael apenas por Fafá. Pollyana e Laíza não serão mais chamadas de turistas. Ju não vai sair para resolver alguma coisa na coordenação. Nem o grupo formado por Pitty do Brega, Milca e Geisy irão confabular algo. Maria Clara vai sentir a maior saudade de Augusto mas ele vai estar distante. Mayara vai poder ficar dispersa podendo pensar no possível show de Ana Carolina. Jonathan não vai mais chegar com aquele sorriso largo. Jeisa (Black Eyed Peas) vai procurar o Harry Edward Cullen Potter ou Camila e não vai achar. Enquanto que Drienne vai morrer de saudade das aulas de filosofia, quando um certo professor fez da vida dele um estudo. Minha querida Émily procurará em vão Alexsander. As torres Gêmeas Saulo e Lucas sentirão muita falta de tudo isso. Sandro não vai mais precisar disfarçar com o livro, como se estivesse estudando. Gustavo criará juízo. Já o outro Gustavo ficará perplexo com o fim de tudo. Daniel não terá mais o olhar que desejava uma aula fantástica. E o meu amigo Léo enfim não chegará atrasado. Na prática, nada disso que vocês estavam bitolados a fazer vai acontecer novamente. Vocês vão crescer e tudo isso vai descolorir como a Aquarela de Toquinho. Serão apenas imagens guardadas para que nós façamos o exercício diário de História. Retomar nosso passado. Aos poucos, seremos apenas lembranças. Lembranças que faremos questão de reviver. Agora, aqueles que procuraram ensinar a vocês sobre a vida, estarão calados. Não se esqueçam de tudo que vocês formaram aqui. E o quanto este ambiente foi fundamental para você. Procurem não se isolar tanto. Pois não enganarei ninguém, tudo muda. Um truque que revelo a vocês para saber lidar com a falta de um amigo. Deixe ele vivo em você. Façam como eu. Eu permito que vocês vivam dentro de mim. Esse é meu segredo. Cuidado na estrada. Procurem viver a vida. Amem, sofram, pois é assim que aprendemos. Sejam dignos. Façam sempre por merecer. Sempre peçam licença, mas nunca deixem de entrar. Mandem notícias aos professores, que a partir de agora se transformam em torcedores do sucesso de vocês. Em especial, mandem sempre um alô para esse Tio Carlos. Muito obrigado por terem feito parte da minha vida. Vocês são muito importantes para mim. Fiquem com Deus e sejam felizes meus filhos. Tenho muito orgulho de ter convivido com vocês. Agradeço ao Anita Garibaldi, de maneira geral. Não foi o primeiro lugar que trabalhei. Mas foi onde virei o Tio Carlos que sou. Um beijo e um abraço bem apertado!

                                                                                                  Carlos Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário