sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Obrigado 2010!

            A ideia de criar um blog surgiu quando o meu amigo Thiago (Mago) me falou do que estava escrevendo num espaço como este. A minha namorada, a Chavinha, também foi determinante nisso. O último empurrão foi o meu aluno-amigo Ademir que pediu para que postasse no orkut o texto da aula da saudade. O texto era muito grande e não dava no orkut, daí resolvi homenagear as pessoas que passaram na minha vida, na esfera da minha profissão, nesse espaço. Pretendo continuar postando sempre textos corriqueiros da minha observação da vida e das coisas que realmente me alimentam, coisas bem distantes das desse mundo cheio de vícios e valores deturpados.

Vamos começar essa viagem ...

POR ENQUANTO ...

Mudaram as estações, nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber, que o pra sempre, sempre acaba
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém só penso em você
E aí, então, estamos bem
Mesmo com tantos motivos
Pra deixar tudo como está
Nem desistir, nem tentar agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa

            O fim de ano chegou e é essa a fase que essa pessoa aqui fica mais mole do quê já é. E isso não tem haver com o bom velhinho ou com a perspectiva de um novo e melhor ano. Se esses agentes quiserem dar presentes não vou reclamar. Mas o fato que realmente me deixa todo abestalhado e bôbo é que infelizmente não poderei ver alguns alunos com quem fui muito feliz nesse ano de 2010.

Homenagens:

Alunos CPC
           
          No último mês foi muito emocionante me despedir de meus queridos alunos. Por momentos, a emoção foi muito grande. Conceber a ideia de que no ano que vem nem todos vocês estarão, vai ser difícil. Fiquei com o sorriso mais largo do que é quando esse reconhecimento veio desde os 6º D, 7º B e C, 8º e 9º Anos e o Ensino Médio do CPC. Alguns, por circunstâncias naturais acabam saindo da escola, outros reprovando (e isso não é bom), outros mudando-se de bairro, cidade, Estado, país etc. Mesmo para aqueles que devem continuar no colégio talvez não nos encontremos em sala de aula nos antigos papéis. É o caso dos 9º Anos. Tenho um carinho especial por essas turmas. A questão é simples, no Ensino Médio algumas turmas são minhas, outras ficam com meu amigão e grandissíssimo professor Rubem. Assim, o nosso contato vai ser apenas através do corredor e nos encontrões de uma aula e outra. O que me deixa super tranquilo é que vocês estarão no caminho certo com Rubem e que lá no 2º Ano nos encontraremos novamente. Porém, dá um pinguinho de saudade pois foi com a maioria de vocês que passei anos maravilhosos. Muitos de vocês estão comigo desde os 7º Anos e eram crianças. Agora, no fervor da adolescência, já são homenzarrões e mulheres-meninas lindas. Saibam que mesmo a distância irei cobrar. Vocês terão um futuro absurdo. Não tenho dúvidas. São capazes demais. O que não podem é perder o famoso foco. Nas últimas aulas, foi muito emocionante dar, na condição de professor, o último abraço e beijo em vocês. Ver os olhares de vocês marejados foi de uma riqueza que não há dinheiro no Mundo que possa pagar. Confesso que fui muito feliz com vocês nesses anos juntos. Desculpem as broncas, as provas difíceis, as consequentes notas baixas, entendam que tudo fazia parte. Fui o melhor que pude ser pois vocês deixaram. Para quem lembra da minha primeira aula, a frase no quadro (“Ninguém educa ninguém e ninguém aprende sozinho”) esse foi nosso segredo de sucesso. Entendemos que na construção do conhecimento é necessário que ambos lados queiram. E vocês quiseram. Para os que vão, lembrem-se com carinho desse professor de piadas sem graça, gordo, careca e do braço troncho. Entendam que todos os dias eu me dei para vocês. O meu desejo foi tornar uma sala de aula num lugar cheio de alegria, de companheirismo, de respeito, de amizade e de valores. A maior lição de história que deixo é que nós só conseguiremos pisar com firmeza no futuro se soubermos como foi o nosso passado. Peço encarecidamente que vocês não entrem no Ensino Médio só com o espírito de alopração. Aproveitem cada segundo. Vocês devem distribuir os momentos de seus dias. Saibam que vocês entrarão nas últimas curvas da estrada colegial de suas vidas. Daí, quando a Universidade chegar, vocês vão se deparar com um clima de competitividade. E são essas amizades de hoje que farão vocês superarem essas intrigas. Sejam o melhor que vocês podem ser sempre e nunca esqueçam da felicidade. Nunca esqueçam: Nós somos nossas lembranças! Obrigado por tudo. Lembrem-se que aqui mora um amigo e amizades nem mesmo o tempo e a distância acabam. Juro que não esquecerei do que vivemos. Vocês ficaram imortalizados nas minhas lembranças. Contem comigo sempre que precisar. Obrigado meus filhos!!!
            Agora aproveito esse espaço não para dar bronca, mas dizer algumas verdades. A saudade absurda que sinto se faz mais presente com as pessoas do Ensino Fundamental II. Não que todos do Ensino Médio paguem o pato e que entre numa onda generalizante. Mas, as pessoas dos 1º Ano A, os 2º Anos e os 3º Anos, precisam se encontrar. As broncas que dei nos 1º A e nos 2º espero que tenham surtido efeito e que possa colher os frutos nos próximos anos. Para os dos 3º Anos, infelizmente não poderemos fazer mais nada. Vocês agora ganham o Mundo. Me esforcei muito para mudar esse quadro. Encontrei uma resistência muito grande. Parece que vocês me viam como um inimigo. Eu sempre quis o melhor para vocês. Só que nem sempre disse o que vocês desejavam ouvir. Faltou maturidade na maioria das pessoas para entender isso. Infelizmente o tempo e as oportunidades acabaram. Busquem ser os melhores de vocês mas alguns de vocês deverão quebrar muito a cara. Eu juro que não desejo isso, mas as vezes isso é primordial para fazer com que vocês cresçam como seres humanos. Sentirei saudade de alguns pessoas que não direi os nomes para não criar um clima de preferência. Mas vou sentir falta de vocês. Tentei ser o meu melhor de mim. Encontrar os sorrisos de vocês a espera de um momento de descontração vai deixar saudades. Existiam muita gente boa que acabava sendo sufocada pelo clima de rivalidade das salas. Muita gente absurdamente inteligente. Espero não perder o contato e torço para que vocês busquem a felicidade e que quando precisarem de algo recorram a mim. Sejam Felizes!!!      

Alunos Anita Garibaldi

Meus queridos amigos,

A três anos trabalhando nessa escola tive a enorme satisfação de ser professor de pessoas maravilhosas. Desde 2008, passaram pela minha vida mentes fantásticas, homens e mulheres de grandes valores e seres humanos de corações gigantescos. Gostaria de agradecer aos responsáveis pela escola por esta oportunidade. Aqui, apenas tendo às quintas-feiras, fui exageradamente feliz. E não digo isso para fazer média, todos vocês me conhecem e sabem de como sou sincero aos meus sentimentos. Foram exatamente dentro dos muros dessa instituição que pude ser o melhor de mim. E isso não é apenas mérito meu. Foram vocês, alunos maravilhosos, que permitiram isso. Vocês traduziram exatamente a fórmula mágica do conhecimento: reciprocidade. Não adiantaria um professor esbravejar para um público que não queria nada, nem teria êxito uma turma desejosa de conhecimento, se seu professor fosse desdenhoso. Foi por isso que nos demos tão bem. Fomos namorados em início de namoro. Um infinito início de namoro. Entregamos-nos de cabeça nessa paixão.
            A turma que finaliza suas atividades comemorativas neste dia 17 de dezembro, deixa, desde já, um enorme vazio nesse professor. Alguns alunos já estavam comigo no ano passado como 2º Ano A. Uma turma pequena de alma gigantesca. Lembro-me que, no ano passado, em nossa última aula do ano, me despedi dessa turma devido as incertezas do ano de 2010. Foi muito emocionante falar com cada um de vocês e escutar com satisfação o que diziam. Imortalizei aquele momento. Em 2010, a responsabilidade de vocês era muito grande. O 3º Ano de 2009 tinha sido uma turma com quem tive uma grande identificação. Como nem todos de vocês tinham sido meus alunos no ano anterior, demorou para que eu ganhasse a atenção geral da turma. Precisou de uma aula sobre a Revolução Francesa e os ares revolucionários insuflaram vocês numa mudança de sala. Foi ali que nos tornamos unha e carne. Daquele momento em diante tudo ficou a beira da perfeição. Daí vieram filmes, músicas, abordagens filosóficas e houve um entrosamento absurdo. Ao longo dessas aulas, escutei muitos de vocês dizerem que só estavam ali, na quinta, pois era aula minha. Saibam que na verdade, era por vocês que eu estava sempre lá. Com exceção da quinta, quando uma enxaqueca acabou me tirando de vocês. Foi muito bom ouvir as vozes de alguns de vocês pelo telefone querendo saber como estava. Ao longo do ano, essa turma me emocionou absurdamente: Bater palmas com veemência quando o filme “No Olho do Furacão” acabou, me fez ter que segurar as lágrimas. Ser colocado numa roda e ouvir vocês cantarem “Por Enquanto” de Cássia Eller em meio às lágrimas em nossa última aula foi de uma emoção assustadora. Abraçar e beijar cada um de vocês pela última vez como professor em sala de aula foi muito marcante. Passar o fim de semana com vocês em Natal e ficar mais tempo com vocês foi arretado demais.
            A três anos nessa mesma oportunidade repito a seguinte frase em alusão ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos”: “O nosso barco já não é mais o mesmo. Agora vocês saem do porto e ganham o Mundo. Os capitães ficam aqui, torcendo para que vocês não se metam em tormentas. Naveguem com cuidado. O enorme barco se transformou agora em vários. Cada barco, um único tripulante. Você! Vocês agora são capitães”. Nunca esqueçam de suas capacidades, de seus sonhos, pois guardo eles comigo da aula de filosofia. Não se assustem nas tempestades. Sejam fortes. Mostrem que tudo valeu a pena até chegar ao objetivo. Façam sempre por merecer. Acredito muito no potencial de vocês. Com vocês tudo que pensava dava certo. Na noite da quarta-feira, quando pensava no que fazer para a aula do dia seguinte tinha plena convicção que iria dar certo. Na famosa quinta-feira, lá pelas 9:10, era muito bom quando chegava na sala de vocês e encontrava-os com a satisfação estampada nos rostos. Era por isso que fazia questão de apertar a mão de cada um de vocês, juro que não era campanha política. Ver vocês ansiosos para que eu contasse mais uma história minha era de uma riqueza sem tamanho. Às vezes inventava na hora, só para não deixar de ver os sorrisos de vocês. Ver vocês encolhidos nos momentos de broncas me fazia sentir um pai de vocês. Na verdade vocês foram meus filhos adotados nas quintas. E é com grande tristeza que me dou conta que acabou. Como falei para vocês no último dia 09 de dezembro, não vou enganar vocês, vamos perder o contato. Não será mais do mesmo jeito. A certeza que tinha que iria chegar aqui na quinta e ter aulas maravilhosas se perdeu. Vocês também não vão poder dizer mais que vêm na quinta só para me ver. A partir de agora vocês estarão ocupados demais. Aos poucos seremos apenas lembranças. Uma lembrança fantástica, como aquela de entrar em sala e ver vocês em cima das bancas me chamando de capitão. Eu juro por tudo que é mais sagrado, no meu leito de morte essa cena será uma das que farei questão de lembrar, levarei isso para o resto de minha vida, assim como levarei cada um de vocês. Vai doer não vê-los mais nas quintas, mas os carregarei no coração e nas minhas lembranças. Lembrem-se, somos nossas lembranças. É por tudo isso que vivemos aqui, que voltaremos com satisfação para relembrar o nosso passado. Isso é história. Se sentir seguro para o futuro conhecendo perfeitamente o nosso passado. Não deixem de sempre mandar um alô. De sempre marcar para se ver. De hoje em diante os nossos encontros serão cada vez mais escassos. Fica o desejo para que vocês não se percam com o tempo, nem que sumam. Eu vou sofrer muito, sofro desde já. Por isso, nem que seja de vez em quando deixem um recado, façam uma ligação, perguntem a esse tio Carlos como ele está. Pois é disso que me alimento, de companheirismo, de fraternidade, de amor. Eu amo vocês. Eu não vou especificar as ações, mas escutar abraçado a vocês o que escutei na nossa última aula foi algo que dinheiro no Mundo não paga. É formidável demais saber o quanto sou querido por vocês. Juro que sinto o mesmo. Obrigado por tudo. Torço pela felicidade de cada um de vocês. Quero que mesmo a distância digam o que está acontecendo na vida de vocês. Vai ser uma satisfação muito grande saber que fiz parte da vida de vocês e que deixei minha contribuição. Desculpem-me por algo que fiz e que desagradou alguém, não foi por mal. Lembrem com carinho de mim, não me esqueçam. Eu morro de medo de ser esquecido. Lembrem dos suquinhos que dizia que tomavam, das minhas dores de cotovelos proporcionadas pelo santinha, da minha chavinha, das histórias de doidera que contava, da alegria que falava para vocês. Eu tenho um prazer enorme de bater no peito e dizer que fui professor de vocês. Sejam felizes meus filhos, saibam que aqui fica um grande torcedor pelo sucesso de vocês. Um xero com todo carinho de Tio Carlos. 

Obrigado a todos por tudo e façam um ano de 2011 ainda melhor!

Beijos e abraços!!!


11 comentários:

  1. Poxa tio Carlos ,
    tu seempre me faz chorar né?
    Você me fez crescer tanto, mudar, evoluir...
    Infelizmente não vamos nos ver com tanta frequência, mas vc , com certeza vai ficar no coração pra sempre.
    E lembre que tá me devendo o sushi e a pizza viu ?
    Te amo pra semre :D

    ResponderExcluir
  2. Jah sentindo falta do capitão que fazia questão de me xamar de coração gelado. Fez o coração gelado xorar, soh ele mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Pouxa, gosteei mt da dedicatória q o senhor fez pra nós dos 9ºanos. E já não bastava me fazer chorar na sala de aula, agr me fez chora de novo!!
    Mas o choro vlw a pena, pq foi um choro de alegria, mas ao msm tempo de saudades q vou sentir do senhor qnd não puder mais ter contato, e isso mostra q vc é uma pessoa mt legaal e q vai ficar em nossos corações para sempre, e obg pelas broncas dadas no decorrer das aulas, pois eu sei q o senhor só qria ajudar, então agradeço msm de coração!
    Te amo.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Ah professor, já chorei tanto que n tem mais lagrimas, hoje teve aula e foi a ultima, mas pode ter certeza que eu irei lhe visitar no colégio quando n tiver aula, e que vou sentir falta do senhor (L)
    rhayssa liima here ;*

    ResponderExcluir
  5. esquecer vc?IMPOSSI´VEL!
    vc vai estar sempre nas melhores lembranças da minha vida e tbm em muitos outros momentos dela,eu espero!
    2010 foi um ano maravilhoso mas, a verdade sobre a distãncia bateu minha porta todos os dias.
    eu sabia que vc ñ ia esquecer, mas fiquei surpresa e feliz quando li suas lembranças no blog,é muito bom saber q ñ so´vc sera´sempre nosso tio carlos, nosso capitão(gordo,careca e do braço troncho,como vc mesmo diz!rsrsrs)lindo, com um sorriso largo e um S2 sem igual,mas nós tbm deixamos uma boa marca na sua vida.
    nós ainda estamos navegando,capitão. ENTRE UM PORTO E OUTRO AGENTE VAI SEMPRE SE ENCONTRAR!
    te amo muito e tô roxa de saudade
    +feliz 2011 pra vc
    bjuxx de 8i8

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!
    É o mínimo que posso dizer pra você... sinto saudades e não posso mais ouvir "aquarela" e "por enquanto" sem chorar - e a culpa é sua.
    Te Amo Tio Carlos e quero dizer isso pessoalmente várias vezes. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Tiiio Carloos,eterno Capitão,
    Lii e percebi como o tempo passou,e quantas coisas boas vivemos na sala de aula,com amigos e um professor que se tornou nosso Capitão,como um Pai..
    O Senhor vai estar sempre em nossas lembranças,pessoas especiais não são esqueciidas.Lembra de quando você me aperriava dizendo que o irmão de Jesus perguntou por mim? kkkkkkkkkkkkkkkkk,só pra me tirar do sériio..
    Saudades Tio Carlos.
    Beeeeijos

    By: Mayhara Marcelino (Anita Garibaldi 2009)

    ResponderExcluir
  8. o senhor sempre me fazendo chorar né CAPITÃO??!!!
    obrigada por tudo,desculpe-me se fiz algo q naum lhe agradou tio carlos,pelas minhas doideiras de entrar em crises de risos nas suas aulas. me desculpe por qualquer coisa e mas uma vez obrigada por fazer parte da minha historia de vida, vc foi e vai continuar sendo o pai dedicado e atencioso q eu naum tenho.
    saudades tio carlos
    beijão

    JHOANNA WALLESKA

    ResponderExcluir
  9. Se todo professor fosse igual a vocÊ eu estava super acima de Einstein! valeu por tudo carlos.




    Thiago Cisneiros

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. vo sentir saudade do melhor prof que ja tive na vida...È noix Carloss




    Wadson Menezes S2

    ResponderExcluir